A anorexia nervosa é uma doença caracterizada por uma insuficiente ingestão de alimentos, que leva a uma redução muito grande de peso e a um grande desgaste físico.
A anorexia é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico.
Um anoréxico também é álguem que possui um desiquilibrio energético. Só que ao contrário de uma pessoa com excesso de peso, um anoréxico é alguém que, propositadamente e não por carencias económicas, ingere uma quantidade insuficiente de alimentos não apenas para cobrir as necessidades eneregéticas do seu corpo como, muitas vezes, as do seu metabulismo basal.
A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
Sem comentários:
Enviar um comentário